QUEDA DE CABELO NA ADOLESCÊNCIA

Clínica Follicles

A queda de cabelo pode afetar pessoas de todas as idades. A perda de cabelo em adolescentes também é possível. Pode ter várias causas e muitas vezes é apenas temporária. Em qualquer caso, é importante determinar a causa para encontrar a opção de tratamento adequada. Portanto, muitas vezes surge a questão de saber se o auto tratamento capilar também pode ser realizado em pessoas mais jovens.

Quais são as causas da queda de cabelo em adolescentes?

A perda de cabelo é um problema complicado que requer investigações detalhadas, levando em consideração várias causas possíveis, incluindo genética, hormônios, dieta e até níveis de estresse.

A adolescência é um período turbulento e envolve algum tipo de mudança em todas as questões potenciais que trataremos nesse artigo; os genes são ativados, os hormônios flutuam, as dietas se alteram e os níveis de estresse podem até afetar os níveis hormonais.

A perda de cabelo pode ocorrer mesmo em adolescentes. Ambos os tipos de falha e as causas são variadas, que podem ser classificadas nessas principais:

  • Perda de cabelo difusa devido a má alimentação, deficiência de vitaminas, uso de medicamentos, infecções ou doenças autoimunes
  • Perda de cabelo irregular devido a doença autoimune ou infecção
  • perda de cabelo cicatricial causada por uma doença autoimune, infecção ou fungo no couro cabeludo
  • perda de cabelo mecânica causada por esfregar ou puxar o cabelo
  • A perda de cabelo difusa 
  • É distribuída uniformemente por toda a cabeça. A queda de cabelo circular é caracterizada por manchas circulares. As causas ainda não foram totalmente exploradas.

A perda de cabelo cicatricial 

Pode ocorrer em diferentes partes da cabeça. À medida que o processo avança, as cicatrizes se formam nos pontos calvos. O cabelo não cresce mais nas áreas com cicatrizes. Uma das causas da queda de cabelo em adolescentes pode ser as alterações hormonais nessa fase inicial da vida. O cabelo então cai temporariamente, mas o problema se resolve quando os hormônios estão de volta ao equilíbrio.

Medicação

Medicamentos comumente prescritos para adolescentes, como antibióticos e aqueles para combater a acne e depressão, TDAH, as pílulas anticoncepcionais também podem causar queda de cabelo.

Alopecia Areata

É um distúrbio autoimune em que o corpo ataca seus próprios folículos pilosos. Alopecia areata é caracterizada por manchas calvas redondas no couro cabeludo. Isso pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade. Na maioria dos casos, a perda de cabelo não é permanente e eventualmente voltará a crescer.

Alopecia de tração

Com mais adolescentes usando penteados muito repuxados, coques, rabos de cavalo, tranças muito apertadas e extensões de cabelo pesadas, a alopecia de tração está se tornando mais comum para adolescentes. Esses padrões de cuidados – ou falta deles, por parte dos adolescentes – estressam e danificam os folículos capilares, resultando em perda de cabelo. A utilização de bonés ou fones de ouvido são outras causas de alopecia por tração.

Hormônios

As flutuações hormonais são uma parte fundamental da puberdade, e o corpo geralmente tem maneiras curiosas de se ajustar. O principal hormônio implicado na perda de cabelo é um hormônio androgênico (relativo ao desenvolvimento sexual masculino) chamado dihidrotestosterona (DHT).

DHT é produzido através de processos naturais no corpo como a testosterona é quebrada. Isso ocorre tanto em homens quanto em mulheres.

O DHT então se liga aos folículos capilares , fazendo com que eles encolham prematuramente. A puberdade e as flutuações hormonais associadas aumentam os níveis de DHT, provocando um encolhimento temporário dos folículos capilares.

Os folículos capilares podem voltar a crescer facilmente assim que os hormônios se estabilizam. Além disso, medicamentos, como a pílula, funcionam no nível hormonal e também são conhecidos por causar formas de queda de cabelo.

Maus Hábitos Alimentares

Os adolescentes nem sempre têm os melhores hábitos alimentares. Comer fast food ou alimentos processados ​​em vez de alimentos integrais e saudáveis, ricos em nutrientes essenciais, pode contribuir para a queda de cabelo. Dietas radicais e excesso de exercícios também podem causar queda de cabelo.

Anemia

A anemia, ou deficiência de ferro, é uma causa comum de queda de cabelo em adolescentes. Se você acha que pode ter anemia, fale com seu médico sobre tomar um suplemento de ferro.

Alopecia androgenética

Alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, pode começar na adolescência. Para os homens, a perda de cabelo androgênica é tipicamente categorizada por uma linha de cabelo recuada ou desbaste na coroa. A queda de cabelo androgênica é genética, mas se detectada precocemente, muitas vezes pode ser tratada com algum sucesso.

Estresse

As mudanças físicas e emocionais da adolescência, além das responsabilidades escolares e laborais, podem causar muito estresse aos adolescentes. Infelizmente, o estresse é um dos principais fatores que contribuem para a queda de cabelo.

Excesso de procedimentos estéticos invasivos

Tratamentos baseados em produtos químicos, como clareamento, relaxamento, tingimento e permanente, podem causar queda de cabelo. Usar ferramentas de calor em uma configuração de alta temperatura com muita frequência também pode fazer com que os fios de cabelo se quebrem.

Tricotilomania

As adolescentes também podem ter tricotilomania, resultando em arrancar compulsivamente o próprio cabelo. Este distúrbio comportamental pode causar falhas no couro cabeludo. Com o tratamento, o cabelo voltará a crescer.

A primeira coisa a fazer é falar com um tricologista certificado, ele pode ajudar a avaliar se sua perda de cabelo é causada por um problema subjacente e pode lhe dar um tratamento. Perda de cabelo hereditária também é possível em adolescentes

Perda de cabelo hereditária também é possível em adolescentes

A forma mais comum de perda de cabelo em homens é a perda de cabelo hereditário, alopecia androgenética. A causa é a hipersensibilidade das raízes do cabelo ao hormônio DHT, um produto da degradação da testosterona. As fases de crescimento do cabelo são encurtadas.

Eventualmente, os folículos capilares morrem e param de produzir cabelo.

Esse problema afeta 80% de todos os homens e, em casos raros, pode se tornar aparente em uma idade precoce. A linha do cabelo recua. Os cantos da linha do cabelo recuado se formam nas têmporas. No curso posterior, uma tonsura se desenvolve no topo da cabeça

Quais são as opções de tratamento?

Como a perda de cabelo na adolescência é tratada depende da causa. Você deve consultar uma tricologista para várias formas de perda de cabelo, como queda de cabelo circular ou cicatricial, dermatite, psoríase e qualquer outra condição. Ela examinará o cabelo e o couro cabeludo e também poderá fazer uma tricoscopia digital, além dos testes e anamneses para determinar a causa.

O tratamento depende da causa. Se houver deficiência de vitaminas, o cabelo pode crescer novamente após uma mudança na dieta. No caso de uma doença autoimune, a doença deve ser tratada como causa.

É exatamente por isso que uma clínica como a Follicles tem obtido tantos resultados incríveis, uma vez que tem atenção a todas as causas e peculiaridades de cada caso, em cada paciente. Utilizando o que há de mais avançado no mercado para tratamentos capilares não invasivos e naturais, muito mais efetivos e sustentáveis que tratamentos convencionais.

Para saber mais sobre como a Follicles pode te ajudar, clique AQUI.

Geovanna Souza

Geovanna Souza

Com início na carreira em 2001, Geovanna Souza, fundadora da Clínica Follicles, sempre veio trabalhando na área de cabelo, desde cedo tendo paixão naquilo que faz.

saiba mais

Pesquisar

Horário de atendimento

Precisa de ajuda?