O Minoxidil é bastante famoso entre pacientes que apresentam quadros de saúde ruins em relação ao crescimento capilar, seja cabelo ou barba, sendo hoje muito indicado por alguns especialistas.
No entanto, mesmo que ele seja bastante indicado, esse tipo de produto ainda sim oferece uma série de riscos que ao invés de melhorar, poderá piorar.
Então, depois de ser devidamente testado, muitos estudos hoje comprovam a baixa eficácia desse tipo de substância.
Mas, você sabe quais são esses problemas? Porque se deve evitar o uso? Como ele funciona?
Por fim, nesse artigo, falaremos tudo sobre o Minoxidil, mostrando o porquê você não deve usar esse produto no seu couro cabeludo.
O que é o Minoxidil?
O Minoxidil nada mais é do que uma substância ou uma solução que traz alguns efeitos colaterais em determinados pacientes, alguns bons e outros ruins.
Você precisa saber, mesmo com todos os problemas e efeitos colaterais, ainda assim, muitos pacientes a procuram. Até porque, essa substância tem propriedades que ajudam no crescimento do cabelo.
Enfim, isso é basicamente oque a substância faz.
Mas, apesar disso, pode não ser a melhor opção para os principais tratamentos, como queda de cabelo, calvície e dentre outros, devido a muitos efeitos colaterais. Ou seja, sim, em grande parte das pessoas que fazem o uso, principalmente para tratar o distúrbio capilar, efeitos negativos estiveram bem presentes.
Para que serve?
Como já vimos anteriormente, o Minoxidil foi criado como uma solução para problemas no couro cabeludo, e principalmente, para preencher falhas em locais como barbas e cabelos.
De acordo com fabricantes, o produto ajuda na circulação do sangue na região em que está responsável pelo crescimento dos fios de cabelo. Então, ao aplicar o produto em pacientes com baixa pressão arterial, eles foram os primeiros pacientes a utilizarem a fórmula.
Hoje, algumas pessoas que acabam não tendo em vista o risco desse produto, afirmam que a fórmula ajudava no crescimento de cabelo. Sendo assim, atualmente essa substância atua como forma de auxílio para alguns tratamentos para impedir a queda de cabelo.
No entanto, para utilizar esse produto é altamente recomendado que um médico indique que você precisa utilizá-lo. Pois existem efeitos colaterais que podem atuar no seu corpo.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com tratamento de alcoolismo ou alguma alergia, são totalmente contraindicadas para esse tipo de tratamento.
Kirkland Minoxidil é funcional?
Funciona sim, até porque nós falamos anteriormente como a substância funciona e trabalha no corpo humano e como ela ajuda no crescimento dos nossos fios residentes no couro cabeludo. No entanto, acreditamos que não seja a melhor solução para o seu tratamento. Clientes que utilizaram o produto, alegam muitas espinhas, ressecamento e outros efeitos colaterais.
Aqui na Follicles, recebemos constantemente casos de pacientes que usaram o Minoxidil, e tiveram a sua queda de cabelo agravada, irritação no local aplicado, e dentre muitos outros sintomas.
Acredite, é realmente de partir o coração.
Hipertricose (inclusive na face de mulheres), eritema local, coceira, pele seca, descamação do couro cabeludo e grande perda de cabelos são alguns dos sintomas relatados por quem faz o uso contínuo.
Portanto, é um produto funcional, mas que talvez não seja o melhor.
Atualmente existem outras opções no mercado que podem ter uma melhor composição que venha oferecer menor ou nenhum risco a sua saúde, como as alternativas naturais.
Por fim, para te atualizar sobre tudo, e entender mais sobre o risco, vamos te contar um pouco sobre alguns efeitos colaterais que o uso dessa substância pode trazer para o corpo do usuário.
Riscos no uso do Minoxidil
Apesar de o Minoxidil ser um produto aparentemente promissor para evitar quedas de cabelos androgênicos, ele carrega consigo alguns riscos indesejados que você deve saber antes de começar um tratamento usando essa substância.
- Crescimento do cabelo fora do couro cabeludo
Um dos sintomas que podem se manifestar em alguns pacientes é esse. Nesse sentido, o seu cabelo poderá começar a crescer fora do couro cabeludo.
Não traz problemas médicos graves, no entanto, você pode ter um problema estético que não tinha antes de utilizar a substância.
Além disso, essa queda de cabelo pode se agravar, gerando grandes falhas e etc.
- Reação alérgica:
Algumas pessoas podem apresentar sintomas parecidos com uma alergia. Acontece quando o paciente tem intolerância a qualquer componente do tratamento.
- Coceira:
É possível que você tenha uma coceira no local do tratamento, seja uma coceira leve ou uma mais acentuada. Fato é que ocorre muito desconforto no local da aplicação. Acontece muito em pacientes que sofrem com alguma alergia referente às substâncias que estão atreladas ao produto.
- Ressecamento da pele:
Além disso, sua pele pode sofrer com fases de ressecamento. Onde ela apresenta um ressecamento severo que pode se agravar com o tempo.
Se você deixar por muito tempo essa situação, a pele pode começar a sofrer com descamação e outras consequências piores.
- Descamação do couro cabeludo:
Depois do ressecamento, a pele do couro cabeludo pode sofrer com uma descamação por conta da rejeição ao Minoxidil presente no tratamento.
Para que serve o Minoxidil 5%?
Minoxidil 5% é um produto que tem o foco no crescimento capilar por meio das funcionalidades e efeitos que o produto induz corpo do paciente que esteja fazendo o tratamento capilar.
Também é mais uma opção de tratamento no mercado capilar para os pacientes que querem estimular o crescimento do couro cabeludo ou amenizar os efeitos de uma possível queda de cabelo. É bastante popular entre os homens. Em grande maioria, são homens com o objetivo de oxigenar o couro cabeludo para estimular o crescimento, tanto do cabelo quanto da barba.
No entanto, claro, assim como a opção convencional, esse também oferece uma série de riscos, com muitos relatos negativos de pacientes.
Opções alternativas ao uso do Minoxidil
Quer evitar todos esses riscos e problemas que citamos anteriormente? Quer ter de volta o seu couro cabeludo saudável e bem esteticamente?
Aqui na Follicles, você vai conseguir ter acesso a isso, uma vez que através de diversos estudos, foi criado um tratamento eficaz, direcionado, e o melhor de tudo 100% natural.
Ou seja, sim, você não precisa mais usar esses tratamentos fortes, com substancias químicas agressivas, como pode ser o Minoxidil, Finasterida e muitos outros vendidos por aí.
Fique bem com você mesmo, tenha de volta o seu couro cabeludo de forma saudável. Agende seu atendimento aqui na Follicles.