Resumo:
Você provavelmente está ciente de que a cirurgia de bypass bariátrico ou gástrico faz com que você experimente “algum” tipo de perda de cabelo à medida que perde peso tão rapidamente. Você já ouviu os rumores, e eles são VERDADEIROS a ponto de você PERDER alguns cabelos… mas você não ficará nem um pouco careca! Descubra como você pode minimizar sua queda de cabelo.
Você provavelmente está ciente de que a cirurgia bariátrica ou de bypass gástrico faz com que você experimente “algum” tipo de perda de cabelo à medida que perde peso tão rapidamente. Você já ouviu os rumores, e eles são VERDADEIROS a ponto de você PERDER alguns cabelos… mas você não ficará nem um pouco careca! Em todos os meus anos participando de um grupo de apoio, NUNCA vi uma pessoa careca ainda! Portanto, tenha certeza de que, embora você perca “alguns” cabelos, não será tudo.
O tipo de queda de cabelo que ocorre após a cirurgia bariátrica tem um nome: eflúvio telógeno. No ciclo de desenvolvimento do cabelo, ‘telógeno’ é a fase de repouso do crescimento e eflúvio significa simplesmente ‘aumento da perda de cabelo’. O principal sintoma dessa queda de cabelo é a queda abrupta e excessiva, e a falta de cicatrizes no couro cabeludo.
A fase de crescimento de um cabelo dura cerca de 3 a 7 anos. É referido como “Anágeno”. Aproximadamente 90% do cabelo está nesta fase a qualquer momento. Segue-se uma fase de transição (“catágena”), que dura cerca de três semanas. Aproximadamente 5-15% do cabelo está nesta fase a qualquer momento. No final vem a fase de repouso , a “Telogena”, na qual o cabelo descansa por dois a quatro meses e depois cai. Isso é normalmente cerca de 100 cabelos por dia. Esses períodos, mas também a quantidade de queda de cabelo normal, podem ser muito variáveis.
As causas do aumento da perda de cabelo podem ser variadas:
- doenças infecciosas graves com febre alta (malária);
- grandes perdas de sangue;
- lesões sérias;
- grandes operações;
- estresse emocional longo e forte;
- envenenamento por metais pesados;
- alergias;
- gravidez;
- certos medicamentos (quimioterapia);
- vários desequilíbrios hormonais;
- Jejum ou dietas longas com baixa ingestão calórica e deficiência de proteína.
Muitas das possíveis causas listadas acima se aplicam a pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Além das causas marcadas em negrito , também podem ser incluídos distúrbios hormonais (flutuações), estresse e a própria operação.
Conteúdo
Dúvidas frequentes sobre queda de cabelo pós bariátrica.
Vamos simplificar este tópico colocando-o em um formato de pergunta/resposta:
Pergunta: Por que perdemos alguns cabelos depois de passar pela cirurgia bariátrica?
Resposta: Como uma pessoa pré-operatória, você costumava consumir entre 3.000 a 5.000 calorias por dia. Mas uma vez que você faz a cirurgia, sua ingestão calórica é drasticamente reduzida para meras 300-600 calorias por dia. Isso coloca o corpo em um modo de “emergência”, pois pensa que algo está terrivelmente errado, e começa a se concentrar APENAS em apoiar os órgãos vitais que sustentarão a vida. O cabelo nunca esteve na categoria de órgão “vital”; portanto, o corpo coloca as estruturas capilares em ‘banho-maria’ até ter certeza de que o corpo ficará bem o suficiente para enviar novamente nutrientes para o cabelo.
Pergunta: Quando começa a queda de cabelo?
Resposta: Normalmente começa a partir de 1 a 3 meses após a cirurgia e dura até cerca de 6 meses após a cirurgia. Portanto, isso pode começar durante o terceiro mês ou até mesmo se estender além do sexto mês. Varia de pessoa para pessoa.
Pergunta: Quanto cabelo é perdido?
Resposta: Alguns vão dizer em tom de brincadeira que poderiam construir um gato com todo o cabelo que perderam, mas isso não é verdade. Enquanto você notará alguns punhados saindo ao lavar o cabelo no chuveiro, veja mais do que o normal em seu pente ou escova de cabelo e talvez até veja alguns em seu travesseiro quando acordar de manhã – isso não é nada para se alarmar sobre. Irá parar de cair quando o corpo começar a sentir que a vida é “normal” e confiará que não há problema em enviar nutrientes para o cabelo novamente. Seja paciente e saiba que ele pára a tempo.
Experimente se consultar com uma especialista em regeneração capilar, ou seja, uma tricologista certificada. Ela com certeza poderá guiar seus passos para evitar a queda excessiva pós cirurgia bariátrica.
Mesmo assim, vamos listar aqui algumas dicas que ajudarão você a minimizar a perda de cabelo, caso tenha passado pelo bypass gástrico recentemente.
O que você pode fazer contra a queda de cabelo pós bariátrica?
Antes de mais nada: relaxe! Uma perda de 5-15% de cabelo após a cirurgia não é incomum e o cabelo retornará em aproximadamente 6 meses. Em casos individuais, também pode ser mais cabelo que cai. As seguintes medidas podem ajudar a reduzir a perda de cabelo e permitir que novos cabelos cresçam rapidamente:
1 – Certifique-se de ter proteína suficiente! Mesmo que seja difícil: a ingestão de proteínas é a chave para uma rápida normalização. Como regra geral, os cirurgiões bariátricos sempre recomendam cerca de 70 gramas de proteína por dia, não importa qual seja o seu peso ideal. Como apenas muito pouco pode ser ingerido no início após a operação, essa quantidade de proteína não pode ser alcançada através de alimentos normais. Daí a proteína em pó. Além disso, nem todas as fontes de proteína são igualmente fáceis de digerir e dificilmente conseguirá bater a meta diária com alimento padrão, uma vez que há uma limitação de volume alimentar que se poderá ingerir.
2 – Vitaminas especiais As vitaminas especiais criadas para quem passou por cirurgia contêm muitas vitaminas e micronutrientes diferentes em doses adequadas. Eles são mais adequados às necessidades após uma operação do que as vitaminas padrão do supermercado. Importante aqui são as vitaminas da série B, ácido fólico, zinco e biotina. Não se esqueça do citrato de cálcio e da vitamina D! No entanto, deve-se evitar tomar vitamina A e zinco em doses excessivas!
3 – Ferro: Se uma deficiência de ferro foi determinada nos exames de acompanhamento, a substituição de ferro deve ser realizada em consulta com os médicos assistentes.
4 – Ácidos graxos ômega-3: Várias vezes por semana, por exemplo peixes marinhos com ácidos graxos ômega-3 ou óleo de peixe como aditivo alimentar.
5 – NÃO use chapéu, lenço, faixas de cabeça, presilhas apertadas, prendedores de rabo de cavalo ou qualquer coisa semelhante que puxe ou puxe os folículos do seu cabelo. Puxar e empurrar o cabelo o enfraquece quando já está ansioso para cair. Evite esses itens pelo menos nos primeiros seis meses após a cirurgia.
6 – NÃO estresse o cabelo com tratamentos quentes, como secadores de cabelo, ferros de ondulação ou rolos quentes. Evite procedimentos com produtos químicos em excesso como tinturas e alisamentos.
7 – Tente um novo estilo de cabelo. Como pessoas pesadas, muitas vezes confiávamos nos melhores looks do nosso cabelo para desviar a atenção dos nossos quilos extras. Mas à medida que você está perdendo, as pessoas não estão mais notando seu cabelo… elas estão percebendo os quilos caindo, o que é um momento perfeito para você considerar mudar totalmente seu estilo de cabelo se isso o ajudar a gerenciá-lo melhor e também manter mais isso na sua cabeça.
O cabelo comprido é um peso na cabeça, que estressa e puxa os folículos capilares. Então, talvez um estilo mais curto ajude seu cabelo delicado a ficar na cabeça. Assim como seu corpo está passando por uma “reforma”, por que não considerar seu penteado também…. Especialmente se isso vai ajudá-lo a MANTER mais cabelos?
8 – Relaxe e evite se estressar com a perda de cabelo. Você deve lembrar que seu cabelo está caindo apenas temporariamente e em breve irá parar e ficar forte de novo! Se você elevar o nível de preocupação e estresse devido à queda temporária de cabelos, saiba que isso sim, pode prolongar e intensificar a queda.
Mesmo se você mantiver todas as coisas acima em mente, alguns cabelos podem cair. Se você estiver preparado para isso antes da operação, isso pode ajudá-lo. Não se preocupe: o cabelo vai voltar!
Se a queda de cabelo durar significativamente mais de 6 meses, você deve conversar com seu médico sobre isso. Se necessário, outras possíveis causas além da operação de obesidade devem ser esclarecidas. Uma tricologista certificada pode ser a melhor alternativa para lhe ajudar a identificar e tratar as causas subjacentes.
Muitos pacientes bariátricos experimentaram que seu cabelo logo se torna mais saudável do que nunca! Principalmente se estiver sendo acompanhado por uma tricologista certificada! Às vezes a textura até muda…. Parece incrível, né? E de fato, é!
CONCLUSÃO:
Tenha uma boa atitude em relação ao seu cabelo… cuide dele e você descobrirá que logo estará fora dessa Zona de queda! Os penteados de hoje são mais descontraídos e, com o corte certo, você ficará tão descolada (ou descolado) quanto uma celebridade! Não se desespere…. Saiba que não é porque você fez cirurgia bariátrica que se tornará careca!
Quer mais informações sobre como resolver problemas capilares? Basta clicar AQUI.