Ligue para nós

(11) 9 4994-3841

Queda de cabelo: não sofra mais com isso!

Queda de cabelo

Infelizmente, sendo um problema que atinge homens e mulheres, a queda de cabelo está na rotina de muitas pessoas, inclusive você pode ser uma delas.

Até porque, segundo pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), só na segunda metade de 2018, em média 42 milhões de brasileiros, dentre homens e mulheres, sofriam com a queda de cabelo, e os distúrbios capilares, como a calvície.

Assim, sendo algo bastante comum, você certamente deve conhecer alguém que sofre com esse tipo de problema, ou, infelizmente, ele deve fazer parte da sua rotina.

E, sabemos o quanto esse tipo de problema pode afetar a sua autoestima, bem-estar, ou até mesmo a sua saúde.
No entanto, por mais que você e outras pessoas achem normal esse tipo de coisa, saiba que diversas coisas podem causar esse tipo de problema.

Além disso, sabendo as principais causas, hoje existem tratamentos eficazes que podem lhe ajudar finalmente a se livrar desse problema e ter, principalmente, a sua autoestima de volta.

Nesse artigo, falaremos tudo sobre a queda de cabelo, mostrando para você porque ela pode ser causada e que tratamento eficaz pode ser refeito para reverter esse problema.

Quando a queda de cabelo é considerada normal?

Querendo ou não, assim como a nossa pele e dentre outras coisas que fazem parte do nosso corpo, o cabelo ele tende a ir mudando no decorrer dos tempos.

Ou seja, existem algumas quedas de cabelo, principalmente em alguns momentos, que são consideradas normal no ser humano.

Logo, sim, será algo que você não precisa se preocupar tanto, uma vez que a tendência é ser temporária, e já estava prevista a muito tempo.

De acordo com o dermatologista Hospital Universitário de Navarra Leyre Aguado, o estimado é que o cabelo humano tenha uma queda de 50 a 100 fios todos os dias.


“É algo fisiológico. No couro cabeludo, há cabelos em diferentes estágios: alguns estão crescendo, outros estabilizados e outros devem cair“. Explica o dermatologista.


E, vale citar que isso é bastante presente principalmente nas mulheres, que geralmente possui um volume e tamanho de cabelo maior, que podem, inclusive, se assustar quando observar essa quantidade de fios.

Portanto, você tem uma queda de cabelo pequena? Algo na média de 50 a 100 fios? Em praticamente todos os casos, é possível ficar despreocupado, uma vez que é algo totalmente normal;

Fatores comuns que podem levar a uma queda de cabelo

Como já falamos mais acima, existem alguns fatores, momentos, que podem aumentar a queda de cabelo.

Claro, esse aumento ocorrerá de forma temporária, e inclusive, já é previsto para aquela determinada ação.

Os principais fatores comuns são:

  • Perda de peso acima de 10kg repentina e muito rápida;
  • Pós-parto;
  • Estresse temporário muito elevado (cuidar de um ente querido que está doente, passar por um divórcio, perder o emprego);
  • Medicamentos com efeitos colaterais;
  • Febre alta;
  • Submissão a um procedimento cirúrgico
  • Recuperando-se de uma doença, especialmente se incluísse febre alta
  • Para no uso de pílulas anticoncepcionais

Ou seja, se você passou por alguns desses fatores recentemente, a sua perda de peso já era algo previsto de acontecer, e deve em um curto período, sanar por conta própria.

Causas da queda de cabelo

Mesmo que exista os “fatores comuns” para a queda de cabelo, o que mais atinge homens e mulheres em todo o mundo, são os distúrbios capilares intensos.

Dessa forma, o mais presente são as quedas de cabelos intensas, que deixam “buracos” no couro cabeludo, e que realmente afetam, principalmente, a autoestima.

No entanto, diferente do que muitas pessoas acham, esse tipo de problema não está associado apenas a idade. Muitos outros fatores podem vir a causar esse problema.

Confira quem são os principais:

Queda de cabelo hereditária

Você sabia que atualmente esse é o tipo de queda de cabelo mais comum em homens e mulheres?

Nesse tipo de causa, você herdou genes que fazem com que os folículos capilares (de onde cada cabelo cresça) encolham e, eventualmente, parem de crescer.

Ou seja, sim, no decorrer do tempo, a tendência é que os fios naquela região comecem a cair, e não cresçam mais, causando a calvície masculina e feminina.

No entanto, vale citar que essa queda de cabelo, mesmo que seja mais comum em idades entre 35 e 50 anos, ainda assim, ela pode ocorrer na adolescência.

Sabe aquele adolescente, que mesmo novo, já tem calvície, certamente possa ser causada de forma hereditária.
Um tratamento preventivo, e começado o mais cedo possível, poderá evitar esse tipo de problema.

Idade interfere na queda de cabelo!

Com a idade, a maioria das pessoas nota alguma perda de cabelo porque o crescimento do cabelo diminui.

Desse modo, em algum ponto, os folículos capilares param de crescer, o que faz com que o cabelo em nosso couro cabeludo fique mais fino.

Porém, assim como por hereditariedade, se começado o tratamento cedo, esse tipo de problema poderá ser reduzido ou evitado.

Alopecia Areata

Caso você não saiba, a Alopecia Areata é uma doença que se desenvolve quando o sistema imunológico do corpo ataca os folículos capilares.

Sendo assim, você tanto pode começar a perder cabelo na região da cabeça, como também nas orelhas, nariz e etc.
Acredite, algumas pessoas perdem os cílios ou sobrancelhas.

Para isso, todo um tratamento especializado será necessário.

Falta de cuidado/ produtos químicos

Sim, como uma das principais causas para queda de cabelo, com toda certeza podemos citar a falta de cuidado com o cabelo. Os danos por essa causa podem ser severos.

Aqui na Follicles, sempre atendemos pacientes que acham que sabem cuidar do cabelo, mas que a cada dia só prejudicam mais.


Pintar, aplicar permanente, progressiva, e dentre outros tratamentos químicos, podem prejudicar o seu cabelo.

Além disso, o famoso Minoxidil e Finasterida, comumente indicado por alguns “especialistas”, comprovadamente, podem ao invés de ajudar, estimular a queda de cabelo.


Por esse motivo que sempre repudiamos o uso de substancias químicas fortes no cabelo. Ele merece ser cuidado da forma correta.

Infecção do couro cabeludo

Você sabia que uma infecção no couro cabeludo, pode intensificar a queda do seu cabelo, principalmente na região infectada?

Algumas pessoas ficam carecas naquela região, não crescendo mais cabelo devido a infecção.

No entanto, a boa notícia, é que um tratamento que remova essa infecção da forma correta, acabará com o problema, e os fios voltarão a crescer.

Psoríase

Psoríase são placas que se desenvolvem no couro cabeludo, e que podem levar a queda de cabelo excessiva.

Por mais que muitos não saibam, elas são hoje bastante comuns, e podem prejudicar totalmente o desenvolvimento capilar.

Assim como outras doenças, essa também pode se curar com um tratamento eficaz.

Outras coisas que podem levar a queda de cabelo

Sendo acima os mais comuns, saiba que ainda sim, existem diversos fatores que podem levar a queda de cabelo excessiva.

Os principais são:

  • Alopecia com cicatrizes;
  • Infecção sexualmente transmissível (IST), principalmente a sífilis;
  • Doença da tireoide;
  • Excesso ou falta de biotina, ferro, proteína ou zinco;
  • Atrito (alopecia por fricção);
  • Alta ingestão de Vitamina A selênio, arsênio, tálio, mercúrio e lítio.

Todas as causas são indicadas nos principais estudos realizados pela American Academy of Dermatology.

Qual o tratamento mais eficaz para queda de cabelo?

Para você conseguir realmente bons resultados, e se livrar de vez da queda de cabelo excessiva, será necessário o uso de um tratamento eficaz.

Nesse sentido, aqui na Follicles, será feito toda uma avaliação em cima da sua real patologia, direcionando o tratamento realmente eficaz e que vai trazer resultados.

Além disso, e como já deixamos claro anteriormente, não utilizamos procedimentos químicos agressivos, uma vez que ao invés de ajudar, boa parte faz é prejudicar.

Ou seja, sim, sem Minoxidil e finasterida!

A partir de hoje, não sofra mais com a queda de cabelo!

Artigos relacionados

Horário de atendimento

Precisa de ajuda?