Principais conclusões:
- O COVID-19 afeta as pessoas de muitas maneiras diferentes e pode ter alguns efeitos a longo prazo, incluindo perda de cabelo (eflúvio telógeno).
- A perda de cabelo é uma resposta comum ao estresse, incluindo doenças físicas como o COVID-19.
- O cabelo crescerá novamente após o eflúvio telógeno, e pode haver alguns passos que você pode tomar para apoiar o crescimento do cabelo.
Uma infecção por COVID-19 pode afetar as pessoas de muitas maneiras diferentes. Alguns podem ser assintomáticos, enquanto outros apresentam sintomas graves ou efeitos a longo prazo. Uma infecção por COVID-19 pode causar estresse físico e emocional, o que pode levar alguns a desenvolver outro resultado incômodo – perda de cabelo. Continue lendo para saber mais sobre a relação entre o COVID-19 e a queda de cabelo.
A perda de cabelo é um sintoma do COVID-19 ou uma resposta ao estresse?
Muitas pessoas notam queda de cabelo nos meses após a recuperação de uma infecção por COVID-19. Agora sabemos que mais de 20% das pessoas hospitalizadas com COVID-19 perdem cabelo nos 3 a 6 meses após a alta. Outros estudos que incluem pessoas com sintomas mais leves sugerem que a perda de cabelo após o COVID-19 pode ser muito mais comum .
Existem muitas razões pelas quais você pode perder o cabelo, e o estresse é uma causa comum. O termo clínico para a perda de cabelo relacionada ao estresse é o eflúvio telógeno. Geralmente acontece cerca de 3 meses após um evento estressante e geralmente pode durar até 6 meses.
O eflúvio telógeno geralmente acontece após outros eventos estressantes da vida, como ter um bebê ou uma grande cirurgia.
Os casos de eflúvio telógeno cresceram muito desde o início da pandemia de COVID-19 – eles aumentaram mais de 400% . E as taxas dessa condição são mais altas em pessoas de cor e outros grupos desproporcionalmente afetados pelo COVID-19.
Embora não entendamos completamente por que esse é o caso, acredita-se que esteja relacionado ao estresse de ter o COVID-19. Ainda não há evidências de que o vírus COVID-19 cause diretamente essa perda de cabelo.
A perda de cabelo é um efeito colateral de algum tratamento com COVID-19?
Não, a queda de cabelo não está relacionada ao tratamento para COVID-19. Em vez disso, é causado por eflúvio telógeno – e provavelmente devido ao estresse da doença.
Quando a queda de cabelo relacionada ao COVID geralmente começa?
Normalmente, a perda de cabelo devido ao eflúvio telógeno começará cerca de 2 a 3 meses após o COVID-19 ou algum outro evento estressante da vida.
As condições autoimunes relacionadas ao COVID-19 podem causar queda de cabelo?
Embora saibamos que existe uma ligação entre COVID-19 e doenças autoimunes , a pesquisa sobre COVID-19 e autoimunidade continua a se desenvolver. Às vezes, a perda de cabelo irregular pode ser devido a uma condição autoimune ou alopecia areata , mas ainda não sabemos se o COVID-19 causa isso.
Quais são os primeiros sintomas do eflúvio telógeno?
É perfeitamente normal perder até 100 fios de cabelo por dia. No eflúvio telógeno, as pessoas podem perder cerca de 300 cabelos por dia, e isso pode continuar ao longo de vários meses. Você pode notar que mais cabelo cai durante a escovação ou ao lavar o cabelo no chuveiro. Você também pode notar o afinamento do seu cabelo.
Quais são as fases do crescimento do cabelo?
Existem três fases principais do crescimento do cabelo :
- Anágena: Esta é a fase de crescimento em que o folículo piloso cresce.
- Catágena: Esta é a fase de transição em que o folículo piloso para de crescer.
- Telógena: Esta é a fase de repouso onde o cabelo permanece por 2 a 3 meses até cair. Cerca de 10% a 15% do seu cabelo está na fase telógena a qualquer momento.
O eflúvio telógeno (LINK PARA ALGUM ARTIGO FOLLICLES) ocorre quando os folículos capilares são empurrados para a fase telógena antes do normal. Em 2 a 3 meses após o evento estressante, esses cabelos começarão a cair.
Você pode regenerar o cabelo depois de experimentar o eflúvio telógeno?
Sim, o cabelo voltará a crescer depois de experimentar o eflúvio telógeno. Geralmente leva de 3 a 6 meses para ver o cabelo crescer novamente.
Como você pode evitar a perda de cabelo relacionada ao estresse?
Se você tiver um evento estressante, como uma infecção por COVID-19, pode haver algumas medidas que você pode tomar para evitar a perda de cabelo. Isso inclui ter uma boa nutrição, controlar o estresse e cuidar do seu cabelo.
Concentre-se em uma boa alimentação
O cabelo precisa de uma boa nutrição para crescer e ser saudável, especialmente proteínas e vitaminas e minerais essenciais . Seja através de dieta ou suplementos, certifique-se de obter o suficiente do seguinte:
- Proteína
- Ferro
- Vitamina D
- Vitamina C
- Zinco
- Ácido fólico
- Vitamina b12
Encontre maneiras de gerenciar o estresse
O estresse pode causar muitos sintomas físicos e emocionais, e pode ser um desafio aprender a gerenciar o estresse. Pode haver alguns passos que você pode tomar para ajudar a reduzir seus níveis de estresse , por exemplo:
- Exercício
- Pratique a atenção plena
- Tenha relacionamentos saudáveis
- Durma de boa qualidade, 7 a 8 horas por noite
- Converse com seu médico ou terapeuta sobre outras maneiras de gerenciar seus níveis de estresse
Cuide do seu cabelo
Como você trata seu cabelo é importante, e você pode querer considerar:
- Evitar penteados que puxam o cabelo, como rabos de cavalo ou tranças apertadas
- Evitar calor excessivo ou tratamentos agressivos, como permanentes, alisamentos e tinturas para o cabelo
Embora possa ser difícil, é importante ser paciente e perceber que seu cabelo voltará a crescer – mas pode levar algum tempo.
Quando devo consultar um especialista sobre minha perda de cabelo pós Covid-19?
É uma boa ideia consultar um profissional de tricologia como forma preventiva, logo após finalizar o tratamento do Covid-19. Se não for possível, se a queda de cabelo durar mais de 6 meses ou se você tiver outros sintomas, como ‘falhas’ no couro cabeludo (áreas com ausência ou diminuição drástica da incidência dos fios), coceira ou outra irritação. Você pode precisar de um exame adicional para outras causas de perda de cabelo, como causas hormonais, deficiências nutricionais ou perda de cabelo autoimune . Também pode haver alguns tratamentos disponíveis enquanto você espera o cabelo crescer novamente.