DEMODEX: O que é e como ele potencializa problemas Capilares

Solução capilar
Demodex

Apresento a você o Demodex. Tem nome de remédio, né? Mas não é!

Esse é um ácaro que é um velho hóspede da maioria de nós e nem fazemos ideia até que a proliferação dele começa a causar coceira, irritação, inflamação, mal cheiro e outros sintomas desagradáveis.

É  um parasita que vive nos folículos pilosos e glândulas  sebáceas; e se alimenta de sebo. São vários os fatores que podem acabar favorecendo a proliferação desse ácaro como, oleosidade cutânea,  fototipo da pele, microbiota rica em bactérias, exposição solar, consumo de álcool, tabagismo, estresse, alimentos condimentados e mudanças bruscas de temperatura.

Como São, Onde Vivem E Do Que Se Alimentam?

Não apenas milhões de bactérias prosperam em nossa pele humana – uma espécie muito maior também vive aqui: o ácaro do folículo piloso. Esses minúsculos aracnídeos de 8 patas se sentem em casa onde quer que nossa pele tenha muitas glândulas sebáceas ou pelos e cabelos: no couro cabeludo, nas bochechas, testa, na área do nariz e da boca e até nos cílios.

E há 2 espécies desses ácaros que escolheram a nossa pele como morada: o ácaro do folículo piloso, fino e alongado, Demodex folliculorum, fica logo abaixo da superfície da pele em nossos folículos pilosos, cavidades estreitas das quais as raízes do cabelo se originam. Seu primo um pouco mais arredondado Demodex brevis, por outro lado, prefere os ductos finos das glândulas sebáceas.

Os ácaros são mais uma ‘batata de sofá’ entre nossos sub inquilinos: durante o dia, os pequenos ácaros de 0,1 a 0,4 milímetros dificilmente se movem para fora de sua habitação protegida. Enquanto o ácaro do folículo piloso adora socializar – até 25 ácaros podem se aglomerar em torno de uma raiz do cabelo – o ácaro sebáceo prefere ficar sozinho.

No entanto, ambos preferem comer em casa: a rica secreção das glândulas sebáceas e o material igualmente nutritivo das raízes do cabelo praticamente crescem em suas bocas. 

Não há razão, então, para frequentar a área “externa” potencialmente perigosa com muita frequência, porque ela está exposta aos ataques de arranhões ou lavagens do dono da casa sem proteção. Somente à noite, quando acasalam e quando a comunidade está superlotada, os ácaros se aventuram à superfície e rastejam entre os cílios ou em nossas pálpebras até encontrarem um novo lar e um companheiro.

Mas mesmo que essa ideia seja pouco agradável – esses ácaros não são necessariamente prejudiciais. No entanto, se nosso sistema imunológico estiver enfraquecido, ele não será mais capaz de regular o número de ácaros. As massas concentradas de ácaros e sua necessidade de alimento podem levar à inflamação das raízes do cabelo ou das glândulas sebáceas. Perda de cabelo ou espinhas são o resultado.

Influência Do Demodex Nos Problemas Capilares

Pesquisas científicas mostram que a proliferação de alguns parasitas da pele chamados demodex desempenha um papel ativo na causa ou agravamento de vários tipos de alopecia. De fato, complicações como queda de cabelo podem ocorrer em pessoas com altos níveis de Demodex. Nas seções a seguir, examinamos a relação entre alopecia e ácaros demodex.

A Relação Entre Demodex E Alopecia

Como mencionado anteriormente, esses parasitas vivem nos poros da pele através dos quais o cabelo cresce e sobe à superfície. Portanto, faz sentido que eles afetem o crescimento do cabelo e as complicações que o acompanham.

Os parasitas Demodex podem afetar a perda de cabelo com os seguintes mecanismos:

  • Eles esgotam óleos, vitaminas, minerais e outros nutrientes que o cabelo precisa. Fios famintos tornam-se fracos e propensos a cair.
  • Em grande número, os ácaros Demodex podem afrouxar fisicamente as raízes do cabelo e preparar o terreno para a perda de cabelo.
  • Muitos tipos de perda de cabelo estão associados à inflamação. Substâncias inflamatórias secretadas pelo organismo pelo Demodex podem desencadear ou piorar essas complicações.
  • Os corpos dos ácaros Demodex estão cheios de bactérias, fungos e outros microrganismos patogênicos. Quando esses parasitas morrem, eles apodrecem e as substâncias tóxicas que eles contêm entram na pele, o que desencadeia e aumenta a queda de cabelo.

É claro que vale ressaltar que o Demodex geralmente não é a principal causa da queda de cabelo, mas pode agravar ou causar essa condição. Nessa situação, livrar-se da queda de cabelo sem se livrar desses ácaros torna-se difícil e até impossível. Exatamente por esse motivo, deve-se procurar uma Tricologista certificado, pois é o profissional mais preparado e especialista em problemas relacionados ao couro cabeludo e cabelos. Assim como nossa tricologista chefe, a Geovanna Souza.

Entre os tipos de alopecia, a relação entre Demodex e queda de cabelo androgênica tem sido bem estudada.

Alopecia Androgenética E Ácaros Demodex

Vários fatores estão envolvidos no desenvolvimento da alopecia androgênica, um dos quais são os parasitas Demodex. Nos casos em que a perda de cabelo hereditária não responde aos tratamentos padrão, como minoxidil e finasterida, é provável a infecção por esses parasitas. O papel do Demodex em intensificar e repelir este tipo de queda de cabelo é o seguinte:

Ativador De Inflamação

A inflamação é um dos agentes causadores desse tipo de alopecia. Esta inflamação parece estar limitada às glândulas sebáceas, folículos e áreas circundantes. Demodex pode secretar substâncias inflamatórias. Ao desencadear a inflamação, essas substâncias abrem caminho para a alopecia androgenética. Por outro lado, Demodex contém um tipo de lipase que produz ácidos graxos inflamatórios e promove essas condições ao quebrar alguns tipos de óleos. 

Alterações No Metabolismo Hormonal Local

As substâncias inflamatórias do Demodex podem alterar o metabolismo dos hormônios locais. Como mencionado anteriormente, a alopecia androgenética é um problema hereditário relacionado aos hormônios masculinos. Demodex pode aumentar esse tipo de perda de cabelo alterando o metabolismo desses hormônios no couro cabeludo e nos folículos. 

Círculo Vicioso

Os hormônios masculinos podem estimular as glândulas sebáceas e aumentar seu tamanho. Glândulas sebáceas aumentadas podem produzir mais sebo, o principal alimento dos ácaros Demodex. Os ácaros usam esse óleo extra e aumentam sua população. Eles também podem alterar o metabolismo hormonal local mais rapidamente. Tudo isso leva a um ciclo vicioso que piora a alopecia androgênica seguida de rebrota de demodex.

Depleção Do Bulbo Capilar E Mudança Do Ciclo Capilar De Anágeno Para Telógeno

Demodex vive principalmente nos folículos e glândulas sebáceas. Quando suas populações se tornam muito grandes, até 25 demodex podem viver em um único folículo. Eles não são fixos no lugar e estão constantemente rolando e se movendo no folículo. Suas atividades danificam o folículo piloso ao longo do tempo, fazendo com que o ciclo capilar mude de anágeno para telógeno e a perda de cabelo aumente.

Como você pôde constatar, nosso corpo é habitat de uma infinidade de seres vivos. Alguns benéficos, outros, dependendo da densidade demográfica, prejudiciais.

Existem alguns tratamentos no mercado, mas poucos se atentam a investigar e descobrir as diversas causas associadas a esses e outros muitos problemas capilares. E é esse o diferencial da Clínica Follicles. Especializada em regeneração capilar a partir de um cuidado e abordagem multifacetada, tem conseguido resolver diversos distúrbios capilares de pacientes que até então, não encontravam alívio nem resolução com tratamentos convencionais.

Um tratamento eficaz deve ter no protocolo de ações ao menos a desobstrução folicular. Procedimento que a Clínica Follicles é referência no mercado de tricologia em São Paulo.

Geovanna Souza

Geovanna Souza

Com início na carreira em 2001, Geovanna Souza, fundadora da Clínica Follicles, sempre veio trabalhando na área de cabelo, desde cedo tendo paixão naquilo que faz.

saiba mais

Pesquisar

Horário de atendimento

Precisa de ajuda?