O que é Eflúvio Telógeno? Clínica Capilar

O que é Eflúvio Telógeno?

Eflúvio telógeno (TE – Telogen Effluvium) é uma forma de queda de cabelo relacionada ao estresse desencadeada por um distúrbio no ciclo capilar e caracterizada por queda de cabelo ou aumento da queda de cabelo.

O ciclo capilar normalmente tem três fases: anágena (ou fase de crescimento), catágena (ou fase de transição) e telógena (ou fase de repouso).

Quando uma pessoa está sofrendo de Eflúvio Telógeno (ET), uma porcentagem significativa de folículos capilares que estavam na fase de crescimento anágena, de repente muda para a fase telógena dormente.

Normalmente, 5% a 10% do cabelo de uma pessoa está na fase de repouso a qualquer momento, mas depois de ser acionado para a fase telógena, 30% ou mais dos folículos capilares diminuem drasticamente seu crescimento, resultando em queda ou afinamento visível . Isso acontece porque o estresse tem o poder de não apenas criar inflamação excessiva ao redor dos folículos capilares, enfraquecendo o sistema imunológico e retirando nutrientes, mas também alterando a composição hormonal do corpo.

A reação física a esse tipo de estresse é o que é conhecido como Eflúvio Telógeno.

Melhor Procedimento para Crescer cabelos

O que desencadeia o eflúvio telógeno?

Vários estresses podem causar o eflúvio telógeno, incluindo um choque grave no corpo (por exemplo, um acidente de carro, uma grande cirurgia ou parto), estresse mental extremo ou trauma (a morte de um ente querido, deslocalização ou perda de emprego), mudanças na dieta, condições médicas, novos medicamentos, abuso de álcool/drogas e até mesmo falta de sono.

As causas variam muito de pessoa para pessoa, mas os desencadeantes do ET podem ser facilmente divididos em quatro categorias distintas:

1- Alterações hormonais
2- Evento desencadeador estressante
3-Dieta
4- Doença

Sintomas do eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é geralmente reconhecido por um afinamento do cabelo que pode ou não ocorrer uniformemente no couro cabeludo. O ET resulta em perda de cabelo perceptível durante o banho ou durante a escovação do cabelo, e uma sensação de “rastejamento” sob o couro cabeludo também foi relatada como um sintoma comum.

O derramamento geralmente começa 90-120 dias após um evento traumático.

Embora afete todo o couro cabeludo, a área que geralmente está mais sujeita à queda de cabelo é a parte superior, embora as laterais e a parte de trás do couro cabeludo também possam sofrer.

Ao sofrer de eflúvio telógeno, um indivíduo nunca sofrerá uma perda total de todos os cabelos do couro
cabeludo, pois normalmente resulta apenas em afinamento geral, no entanto, em casos graves, a perda de cabelo pode ser dramática.

Melhor Shampoo e Condicionar para o Crecimento de Cabelo e para Calvície

Como o eflúvio telógeno pode ser revertido?

Seja qual for a forma que o eflúvio telógeno tome, seja mais ou menos grave, é totalmente tratável e reversível, pois os folículos capilares não foram irreparavelmente danificados ou alterados de qualquer forma.

A queda de cabelo causada pelo ET normalmente dura de 6 a 9 meses e geralmente se recupera completamente por conta própria quando o ciclo normal de crescimento do cabelo é retomado. Uma maneira de controlar e encurtar a duração do Eflúvio Telógeno é abordar o gatilho original do estresse.

Uma vez que esse gatilho tenha sido estabelecido e abordado, o ciclo do cabelo deve de fato se normalizar, permitindo que o cabelo volte a crescer naturalmente.

A maioria dos indivíduos recupera a densidade normal do cabelo no couro cabeludo dentro de um ano, no entanto, se o evento desencadeante durar por um longo período de tempo, o ET pode se prolongar.

Situações estressantes e eflúvio telógeno

Outras maneiras de controlar os sintomas físicos do estresse é fornecer ao seu corpo o suporte adequado de que ele precisa para combater possíveis inflamações causadas por situações estressantes.

Estes incluem:

1- mudanças na dieta,
2- desintoxicação,
3- suplementação nutricional adequada (deficiências de ferro e proteínas são, por exemplo, muitas vezes ligadas ao eflúvio telógeno).
4- Em situações em que a queda cessou, a terapia a laser de baixa intensidade e as fórmulas tópicas também são opções válidas para acelerar o crescimento do cabelo.
5- Terapias capilares com multi abordagens, como por exemplo, o PROTOCOLO MFC.

É sempre prudente, independente do grau e gravidade do Eflúvio Telógeno, optar por procurar o aconselhamento profissional de uma tricologista. Através de uma consulta de rotina do histórico do paciente, uma tricologista experiente pode, de fato, identificar a causa subjacente da perda de cabelo e, portanto, indicar o plano de tratamento correto.