ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE

O Que É Alopecia Fibrosante Frontal?

A alopecia fibrosante frontal (AFF) é uma condição que leva à perda de cabelo (alopecia) na frente e nas laterais do couro cabeludo. O AFF também pode afetar o cabelo em outras partes do corpo, mais comumente nas sobrancelhas.

A alopecia frontal fibrosante geralmente piora com o tempo. Os profissionais de saúde podem usar tratamentos para retardar a alopecia fibrosante frontal. Mas esses tratamentos não vão restaurar nenhum cabelo que você já perdeu.

Quem Pode Ter Alopecia Fibrosante Frontal?

A alopecia frontal fibrosante geralmente afeta mulheres e pessoas designadas do sexo feminino ao nascer (AFAB) após a menopausa , na maioria das vezes após os 50 anos.

Mas mulheres a partir dos 21 anos também podem ter AFF. As mulheres de ascendência africana também tendem a apresentar sintomas mais cedo, às vezes em seus 40 e poucos anos. Homens, ou pessoas designadas do sexo masculino ao nascer, raramente têm essa condição.

As pessoas podem estar em maior risco de alopecia fibrosante frontal se tiverem:

• Um membro da família com AFF
  • Rosácea
  • Doença da tireóide
  • Diabete tipo 2

Quão Comum É A Alopecia Fibrosante Frontal?

A alopecia frontal fibrosante é uma condição um tanto rara, mas um número crescente de pessoas em todo o mundo está recebendo.

Sintomas E Causas

O Que Causa Alopecia Fibrosante Frontal?

Os pesquisadores não sabem a causa exata da alopecia fibrosante frontal. Mas eles suspeitam:

• Doença autoimune , quando o sistema imunológico ataca as aberturas onde o cabelo cresce (folículos pilosos). A AFF pode estar associada com um tipo de doença autoimune (líquen plano) que causa cicatrizes e inflamação do couro cabeludo (líquen plano pilar).
  • Genética, como casos de AFF, às vezes são vistos em famílias.
  • Hormônios, como a maioria das pessoas com AFF, são pós-menopáusicas.
  • Cirurgias, como facelifts ou transplantes de cabelo.

Os pesquisadores também suspeitam que fatores ambientais possam desencadear AFF em pessoas com histórico familiar da doença (predisposição genética). Esses fatores ambientais podem incluir:

• Exposição ao sol.
  • Infecções por vírus.
  • Medicamentos.
  • Poluentes (dioxinas) em alimentos feitos de animais.
  • Protetores solares.

Quais São Os Sintomas Da Alopecia Fibrosante Frontal?

O principal sintoma da alopecia fibrosante frontal é a perda de cabelo na frente e nas laterais da linha do cabelo. Essa perda de cabelo pode começar lentamente, mas piorar com o tempo. Sua pele nesta área pode parecer normal, mas também pode aparecer:

• Pálido.
  • Cicatrizado.
  • Brilhante.

O outro sintoma principal de AFF é a perda de sobrancelha. Este sintoma pode acontecer antes da perda de cabelo no couro cabeludo. A perda de sobrancelha afeta entre 80% e 90% das mulheres com AFF.

Outros sintomas iniciais de AFF podem incluir:

• Áreas planas, marrom-escuras ou cinzentas da pele no rosto e pescoço ( hiperpigmentação ).
  • Coceira na pele (prurido) ou dor no couro cabeludo.
  • Grandes veias em sua testa.
  • Rosácea.
  • Pequenos inchaços amarelos ou da cor da pele que parecem espinhas perto da linha do cabelo ou no rosto ou couro cabeludo.

Sintomas menos comuns de alopecia fibrosante frontal incluem perda de cabelo de:

• Braços ou pernas.
  • Cílios.
  • Enfrentar.
  • Região pubiana.
  • Axilas.

Mais raramente, pessoas com cabelos brancos podem notar que alguns fios voltam à sua cor original.

Como É Diagnosticada A Alopecia Frontal Fibrosante?

O seu tricologista irá perguntar sobre o seu:

• Histórico médico.
  • Medicamentos que você toma.
  • Sintomas, incluindo quando você começou a ter queda de cabelo e em quais partes do corpo ocorreu a perda de cabelo.

Seu tricologista fará um exame físico e examinará de perto o seu:

• Linha do cabelo
  • Couro cabeludo

Se o seu tricologista suspeitar de AFF, ele pode fazer uma biópsia de pele. Durante a biópsia, eles vão:

1. Anestesiar uma pequena área do seu couro cabeludo;
  2. Retire um pequeno pedaço de pele;
  3. Examine a pele sob um microscópio.

Seu tricologista também pode fazer outros testes, incluindo:

• Teste de tração do cabelo: eles puxam suavemente seus cabelos para ver quantos saem;
  • Diversas outros testes exclusivos feitos na Clínica Follicles, por exemplo.

Esses testes podem ajudar seu provedor a descartar outras condições, como:

• Perda de cabelo devido ao puxão ou tensão no couro cabeludo (alopecia de tração).
  • Calvície hereditária (alopecia androgênica)

Como Posso Reduzir Meu Risco De Alopecia Fibrosante Frontal?

Você não pode reduzir o risco de alopecia fibrosante frontal. Mas quanto mais cedo você começar o tratamento, maiores serão as chances de retardar a queda de cabelo.

A rapidez com que a Alopecia Frontal Fibrosante se desenvolve varia de pessoa para pessoa. Sem tratamento, sua perda de cabelo pode piorar com o tempo.

Sua linha do cabelo pode se mover para trás em seu couro cabeludo. Você também pode desenvolver manchas calvas ou perda de cabelo em ziguezague. Mas às vezes, a perda de cabelo para sozinha sem tratamento.

Qual É A Perspectiva Se Eu Tiver Alopecia Fibrosante Frontal?

Se você tem AFF, os tratamentos geralmente ajudam a retardar a perda de cabelo ao longo do tempo. Mas o cabelo que você já perdeu geralmente não volta a crescer.

Como Me Cuido Com Alopecia Frontal Fibrosante?

A perda de cabelo pode ser muito perturbadora. Pode afetar sua saúde mental e sensação de bem-estar. Conversar com amigos próximos, familiares ou um terapeuta pode ajudar.

Você também pode participar de um grupo de apoio para pessoas com AFF. Compartilhar experiências com outras pessoas em situação semelhante pode ser uma grande fonte de conforto e informação.

Você também deve tentar iniciar o tratamento para AFF o mais cedo possível. Quanto mais você esperar, mais perda de cabelo você poderá ver.

Você também pode cuidar de si mesmo:

• Evitar remédios caseiros para queda de cabelo, a menos que você os discuta primeiro com seu tricologista;
  • Diminuir o uso de ferramentas de modelagem aquecidas, como ferros de ondulação e secadores de cabelo, para diminuir a inflamação do calor;
  • Evitar usar acessórios como chapéu, bandana ou peruca.

Quando Devo Consultar Meu Tricologista?

Consulte o seu tricologista se tiver dúvidas sobre quaisquer efeitos colaterais de seus tratamentos. Eles também podem oferecer dicas para ajudar a diminuir a aparência da perda de cabelo, incluindo opções como pós.

A alopecia fibrosante frontal (AFF) é uma condição que resulta em perda de cabelo na frente e nas laterais do couro cabeludo. Você também pode ter perda de cabelo nas sobrancelhas, cílios e outras partes do seu corpo. Essa condição afeta principalmente mulheres após os 50 anos, embora homens e pessoas mais jovens também possam ter essa condição.

Os pesquisadores não sabem a causa exata da Alopecia Frontal Fibrosante, mas acreditam que uma reação autoimune, genética ou hormônios podem desempenhar um papel. Os profissionais de saúde diagnosticam a alopecia fibrosante frontal com um exame físico e uma biópsia de pele.

Eles geralmente sugerem uma combinação de medicamentos para tratar essa condição. Embora não haja cura para o AFF, o tratamento precoce pode ajudar a retardar seu progresso.