Uma operação está sempre associada ao estresse. Exige muito do corpo e do psicológico do paciente, principalmente quando se trata de grandes cirurgias sob anestesia geral.
Muitas pessoas relatam perda de cabelo após a cirurgia. Quais são as causas e o que você pode fazer sobre isso?
Por que o cabelo cai após a cirurgia?
Mesmo o tempo antes de uma operação planejada, por exemplo, uma operação de vesícula, estômago ou coração, é estressante para o paciente. O paciente se pergunta se sentirá dor, como ficará após o procedimento e se a operação terá o resultado desejado.
Alguns também podem se perguntar se o cabelo pode cair após a cirurgia. Na verdade, a perda de cabelo após a cirurgia é possível. Mesmo alguns médicos só podem especular sobre as causas dessa queda de cabelo.
Ainda não há evidências científicas claras de por que o cabelo cai após a cirurgia. Nem todo mundo perde cabelo após a cirurgia. As causas da perda de cabelo após a cirurgia são, portanto, mais uma suposição.
Existem várias causas possíveis:
- Os folículos capilares caem devido à anestesia
- Estresse antes e depois da cirurgia
- Suprimento insuficiente dos folículos capilares com substâncias vitais.
Como a anestesia afeta os folículos capilares?
Vários medicamentos podem causar queda de cabelo.
O anestésico é uma droga poderosa. O corpo é colocado em um sono profundo durante a anestesia. O metabolismo para, os músculos relaxam. As células do corpo trabalham menos.
Alguns médicos e cientistas supõem que os folículos capilares também podem ficar frouxos durante a operação.
De fato, o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e os folículos capilares é reduzido durante a anestesia. Isso leva a um suprimento reduzido de nutrientes e oxigênio para os folículos capilares.
O resultado pode ser a perda de cabelo após a cirurgia.
Durante a anestesia, o corpo trabalha em segundo plano. Apenas os órgãos mais importantes, incluindo o coração, os pulmões e o cérebro, recebem muito sangue e oxigênio. O cabelo não é essencial para a sobrevivência. Como resultado, há pouco suprimento de sangue e oxigênio para o couro cabeludo e os folículos capilares.
Como o estresse afeta o cabelo?
Tanto o estresse físico quanto o psicológico podem levar à perda de cabelo. Ambas as formas de estresse estão presentes durante uma operação.
O corpo está sob tremendo estresse, pois precisa se recuperar dos efeitos do procedimento. Você pode dizer pelo fato de que precisa descansar após a operação e que só gradualmente começa a se sentir melhor.
O estresse psicológico também não deve ser subestimado. O paciente se preocupa em como pode se recuperar, se o procedimento foi bem-sucedido e se sua vida é possível sem restrições. A perda de cabelo após a cirurgia pode estar relacionada ao estresse. O couro cabeludo é menos bem suprido de sangue devido ao estresse. Além disso, os hormônios do estresse podem danificar os folículos capilares.
Falta de fornecimento de nutrientes
Seu corpo precisa de muitos nutrientes após a operação para se recuperar. O problema com as principais operações abdominais em particular é que você não pode comer tudo de novo imediatamente.
Muitas vezes você tem que manter uma dieta restrita por alguns dias.
Os nutrientes são fornecidos onde são mais importantes. O corpo precisa dos nutrientes para a recuperação. Seus órgãos internos, mas também seus músculos, precisam dos nutrientes para se regenerarem. O fornecimento de nutrientes não é tão importante para o cabelo.
Portanto, mesmo que sua dieta seja mantida, o organismo priorizará o envio dos nutrientes para a recuperação dos ‘danos’ causados pela cirurgia.
Como é sentida a perda de cabelo após a cirurgia?
A perda de cabelo após a cirurgia não começa imediatamente.
O cabelo geralmente não cai antes de dois a três meses após a operação. Os pacientes muitas vezes ficam surpresos que seus cabelos estão caindo porque não sabem a causa.
Os fatores que levam à queda de cabelo afetam o ciclo de crescimento do cabelo. Como os folículos capilares estão danificados ou enfraquecidos, eles primeiro precisam se recuperar.
Isso leva a um ciclo de crescimento encurtado do cabelo.
O cabelo entra prematuramente na fase de transição e repouso, e cai.
O cabelo novo não pode voltar a crescer tão rapidamente. A perda de cabelo após a cirurgia aparece como perda de cabelo difusa. O cabelo cai uniformemente em toda a cabeça.
A boa notícia é que a perda de cabelo após a cirurgia é temporária. Uma vez que os folículos capilares se recuperem, o cabelo pode voltar a crescer de forma saudável.
A prevenção é possível?
Se você está prestes a se submeter a uma operação, e tiver predisposição para isso, é quase impossível evitar a queda de cabelo, uma vez que é muito difícil evitar as possíveis causas dessa queda, já mencionados.
Também depende se você já está sofrendo de queda de cabelo. Este problema pode piorar após a cirurgia.
No entanto, você pode garantir uma dieta saudável para fornecer ao seu corpo todas as vitaminas importantes, como C, E, A e vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro, magnésio, zinco e selênio antes da operação. Mas não se automedique. Mesmo para a ingestão das suplementações acima você precisará de um especialista no assunto.
Por isso, é tão vantajoso ter acesso a uma Clínica especializada em queda de cabelo como a Follicles, que além dos Tricologistas, especialistas em saúde capilar, conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista especializada em regeneração capilar.
O crescimento do cabelo pode ser promovido após a operação?
No caso de queda de cabelo após a cirurgia, você pode promover o crescimento do cabelo entrando em contato e marcando uma consulta avaliativa na Clínica Follicles.
Conclusão:
Após uma operação, o cabelo pode cair.
A perda de cabelo após a cirurgia é completamente normal. Até agora, os cientistas apenas especularam sobre as causas, pois ainda não há evidências claras. A anestesia, o estresse e a falta de substâncias vitais podem levar à queda de cabelo, que não cai até algumas semanas ou meses após a operação, pois a fase de crescimento é encurtada. Depois que seu corpo se recuperar, seu cabelo voltará a crescer.
Nem todos os cabelos caem após a cirurgia. Você pode evitar a queda de cabelo com uma dieta saudável e com os cuidados direcionados pela sua tricologista. Da mesma forma, essa especialista poderá ajudar a promover o crescimento do cabelo com muito mais eficácia após o período de queda.