Conteúdo
Como uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) afeta o cabelo?
Uma tireoide hipoativa traz mudanças de várias maneiras. O metabolismo do corpo é geralmente inibido e desacelerado. As consequências do hipotireoidismo podem incluir não apenas fadiga ou ganho de peso, mas também sintomas como cabelos quebradiços e queda de cabelo.
Ao mesmo tempo, podem ocorrer alterações nas unhas das mãos e dos pés ou na pele seca e escamosa.
Para (não só) melhorar a condição do cabelo, é indicado o tratamento com hormônios tireoidianos (L-tiroxina).
O que causa problemas de cabelo com uma tireoide hipoativa?
O cabelo na cabeça e no corpo se origina dos folículos pilosos. Nova substância capilar está constantemente sendo formada no folículo piloso e o cabelo cresce. O folículo piloso é suprido por pequenos vasos sanguíneos.
A perda recorrente de cabelos individuais é um processo normal e saudável no qual a raiz do cabelo se regenera. Depois que um cabelo cai, um novo ciclo de crescimento do cabelo começa. Uma perda diária de até 100 fios individuais é normal. Desta forma, o cabelo humano é continuamente renovado.
Quando a glândula tireoide está hipoativa (hipotireoidismo), o corpo tem poucos hormônios tireoidianos. Esses hormônios são chamados de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Eles são essenciais para a formação do cabelo na raiz do cabelo. Se os hormônios estão faltando, ocorre a perda de cabelo.
Muitas vezes, neste caso, nenhum novo cabelo é formado no folículo piloso. Gradualmente, o cabelo ralo pode ser notado na cabeça da pessoa afetada.
Em outras áreas da superfície do corpo, também ocorre a queda. Isso pode ser perceptível, por exemplo, nas sobrancelhas. Além disso, cabelos quebradiços e ressecados são uma consequência comum do hipotireoidismo.
Outra forma de queda de cabelo também pode ocorrer, que é causada por uma reação imune direcionada às próprias estruturas do corpo (doença autoimune). É a chamada queda de cabelo circular , medicamente chamada de alopecia areata.
O distúrbio geralmente mostra focos arredondados no couro cabeludo onde o cabelo foi perdido, enquanto o cabelo ainda está crescendo em outros lugares.
A perda de cabelo irregular está associada a uma causa comum de hipotireoidismo, a tireoidite de Hashimoto . Esta é uma inflamação da glândula tireoide que também é causada por reações autoimunes.
Como o hipotireoidismo afeta o cabelo?
O hipotireoidismo nem sempre leva a alterações no cabelo, especialmente se o hipotireoidismo for apenas leve. Outros sintomas, como fadiga e aumento do peso corporal, são mais prováveis de ocorrer. Caso contrário, a perda de cabelo ocorrerá apenas gradualmente e o cabelo se tornará insalubre, quebradiço e sem brilho.
A primeira coisa que muitas vezes é notada é uma abundância decrescente de cabelo na cabeça. Mais tarde pode haver menos cabelo em todas as áreas. No entanto, se ocorrer alopecia areata, o cabelo cai em manchas.
O que pode ser feito sobre a perda de cabelo e a má qualidade do cabelo?
O motivo da mudança de cabelo deve ser tratado para restaurar o cabelo à sua plenitude normal. O hipotireoidismo causal é tratado tomando hormônios da tireoide devidamente receitados pelo endocrinologista.
Os afetados geralmente tomam a preparação de L-tiroxina por toda a vida. A L-tiroxina é idêntica ao hormônio tireoidiano T4 (tiroxina). Quando o medicamento é administrado, os sintomas do hipotireoidismo diminuem, assim como as anormalidades no cabelo.
Além do tratamento médico receitado pelo médico endocrinologista, é possível e até aconselhável se consultar com uma tricologista certificada para que possa criar um protocolo de tratamento e terapias especializadas na restauração capilar e assim, conseguir resultados ainda melhores.
Naturalmente, leva algum tempo até que o bom crescimento do cabelo se torne perceptível novamente. Meses se passam antes que o resultado do tratamento com hormônio da tireoide possa ser visto.
Depois disso, é possível que o cabelo continue com uma aparência diferente do que antes do hipotireoidismo. O crescimento também costuma começar de forma irregular.
Para que o tratamento com hormônios tireoidianos seja realizado, o hipotireoidismo deve primeiro ser diagnosticado.
Além de danos ao cabelo, os seguintes sinais podem indicar hipotireoidismo e devem levar as pessoas afetadas a visitar o médico:
- Fadiga, baixo desempenho
- Dificuldade de concentração
- sintomas depressivos
- congelamento frequente
- ganho de peso
- constipação
- Problemas de pele (a pele está seca e escamosa)
- problemas nas unhas
- distúrbios menstruais
As pessoas afetadas podem fazer muito para melhorar ainda mais o crescimento do cabelo. A medida mais simples contra a queda é proteger o cabelo e não colocar pressão adicional sobre ele:
- não puxe o cabelo
- Não prenda o cabelo muito apertado com laços ou elásticos de cabelo e não faça tranças muito apertadas
- Ao secar, não esfregue com muita força com a toalha, é melhor secar suavemente
- use um pente bastante largo ou uma escova larga e macia
- não seque a quente
- não alisar o cabelo
- Se possível, não use tintura de cabelo e não faça permanente
- Se necessário, opte por um penteado que esconda pontos calvos e claros – o cabeleireiro pode ajudar aqui
Uma boa alimentação também é importante. Deve ser equilibrado e a ingestão de calorias não deve ser muito alta. Muito açúcar e gorduras animais têm um efeito desfavorável, também porque podem promover processos inflamatórios e, portanto, queda de cabelo.
A ingestão adequada de vitaminas e oligoelementos com alimentos é um pré-requisito para a saúde do cabelo.
É particularmente importante prestar atenção ao iodo, zinco, ferro e biotina (vitamina B7). Se possível, isso deve ser alcançado através de uma dieta adequada.
Qualquer ingestão de comprimidos de suplementos alimentares deve ser discutida com o médico para não desequilibrar ainda mais a situação hormonal.
Produtos de uso tópico para cabelo também são recomendados por alguns Tricologistas, como é o caso dos protocolos altamente eficientes criados pela Clínica Follicles, em São Paulo.