Câncer e Perda Capilar: Desafios e Soluções

A queda de cabelo ou afinamento são alguns dos efeitos colaterais potenciais de alguns tratamentos de câncer. Dentre eles podemos citar:

• Quimioterapias
  • Terapias hormonais
  • Terapias direcionadas
  • Imunoterapias
  • Radioterapias

Diferentes tratamentos podem causar tipos e quantidades muito diferentes de queda de cabelo, que os médicos chamam de alopecia.

Na maioria dos casos, o cabelo volta a crescer ao final dos tratamentos. Mas algumas pessoas podem experimentar queda ou afinamento de cabelo a longo prazo ou permanente.

Se a queda de cabelo é leve ou mais grave, pode ser traumática. Como muitas pessoas, você pode sentir que o cabelo em sua cabeça é uma grande parte de sua identidade. Perdê-lo pode fazer você se sentir auto consciente e exposto. Você pode supor que sua queda de cabelo sinaliza para todos que você é um paciente com câncer.

Pode ser útil saber que existem profissionais especializados na saúde capilar, uma Tricologista certificada, por exemplo, que podem lhe ajudar na prevenção a queda de cabelo relacionada ao tratamento, promover a regeneração do dos fios de cabelo, tornar a experiência da queda de cabelo um pouco menos estressante e se sentir mais confiante com sua aparência.

Uma coisa que pode facilitar a queda de cabelo é saber o que esperar. Pergunte ao seu médico se os tratamentos que você está recebendo podem causar queda de cabelo, em que grau e quando isso pode ocorrer.

Quimioterapia e queda de cabelo

Alguns medicamentos da quimioterapia podem causar afinamento capilar, queda de cabelo parcial ou completa, além da queda de pelos em outras partes do corpo, como sobrancelhas e cílios, pêlos pubianos e pêlos nas pernas, braços ou axilas.

Se você perder seu cabelo e quanto você perde depende de uma variedade de fatores. Isso inclui o tipo, a combinação e a dose dos medicamentos quimioterápicos que você recebe, bem como outras condições médicas (como doenças da tireóide), estado nutricional e estresse.

O momento dos tratamentos de quimioterapia também afeta a queda de cabelo. Alguns tipos de quimioterapia são administrados semanalmente e em pequenas doses, o que pode minimizar a queda de cabelo. Outros tipos de quimioterapia são programados a cada 3 a 4 semanas em doses mais altas e podem ter maior probabilidade de causar mais queda de cabelo.

Converse com seus médicos antes do início da quimioterapia para saber o que esperar em sua situação individual. Se você descobrir que estará recebendo medicamentos quimioterápicos que provavelmente causarão queda de cabelo, você pode considerar a possibilidade de usar um sistema de resfriamento do couro cabeludo ou toucas frias manuais durante as sessões de infusão para ajudar a limitar a quantidade de cabelo que você perde.

Aqui vão os medicamentos quimioterápicos usados ​​para tratar o câncer de mama que podem causar queda de cabelo são:

• Medicamentos quimioterápicos taxanos, incluindo Taxol (nome químico: paclitaxel), Taxotere (nome químico: docetaxel) e Abraxane (nome químico: ligado à albumina ou nab-paclitaxel)
  • Medicamentos quimioterápicos de antraciclina, incluindo Adriamicina (nome químico: doxorrubicina), Doxil (nome químico: doxorrubicina lipossomal) e Ellence (nome químico: epirrubicina)
  • Cytoxan (nome químico: ciclofosfamida)

Por que a quimioterapia causa queda de cabelo?

A quimioterapia atinge todas as células que se dividem rapidamente – células cancerígenas, bem como células saudáveis. Os folículos capilares, as estruturas da pele a partir das quais o cabelo cresce, incluem algumas das células de crescimento mais rápido do corpo.

Se você não estiver em tratamento contra o câncer, as células dos folículos capilares se dividem a cada 23 a 72 horas. Mas, como a quimioterapia faz seu trabalho contra as células cancerígenas, também danifica as células do folículo piloso. Dentro de algumas semanas após o início de certos medicamentos quimioterápicos, você pode perder parte ou todo o cabelo. A queda de cabelo pode acontecer gradualmente ou rapidamente.

Quando o cabelo volta a crescer após a quimioterapia?

Quanto tempo leva para o cabelo crescer novamente após a quimioterapia (e outros pêlos do corpo, como pêlos pubianos, cílios e sobrancelhas, se você os perdeu também) varia muito de pessoa para pessoa. Aqui está um cronograma típico para o crescimento do cabelo na cabeça:

• 3 a 4 semanas após o término da quimioterapia: penugem macia
  • 1 mês a 6 semanas depois: o cabelo real começa a crescer
  • 2 a 3 meses depois: cerca de 2,5 cm de cabelo
  • 3 a 6 meses: cerca de 2 a 3 polegadas de cabelo
  • 12 meses: 4-6 polegadas de cabelo

O cabelo em sua cabeça pode ter uma cor, textura ou volume diferente quando crescer novamente. Se você estava tingindo ou tratando quimicamente seu cabelo antes de iniciar a quimioterapia, você pode se surpreender ao ver como seu cabelo natural ficará quando crescer novamente.

Em muitos casos, o cabelo acaba voltando ao que era antes após o efeito da quimioterapia no folículo piloso desaparecer. Mas algumas pessoas têm crescimento incompleto do cabelo. E às vezes pode ocorrer calvície permanente e queda de sobrancelhas e cílios, principalmente em pessoas que receberam Taxotere. Em todos os casos, pode ser uma excelente escolha se consultar com uma tricologista especializada em terapia capilar para descobrir quais os tratamentos podem ser empregados para acelerar a recuperação capilar e impulsionar bons resultados.

Terapia hormonal e queda de cabelo

Algumas terapias hormonais usadas para tratar o câncer podem causar queda de cabelo leve a moderada, ou queda de cabelo, geralmente na linha frontal do cabelo, na parte do meio ou no topo da cabeça. Esses medicamentos incluem:

• tamoxifeno, um modulador seletivo do receptor de estrogênio (SERM)
  • Faslodex (nome químico: fulvestrant), um downregulator do receptor de estrogênio (ERD)
  • Arimidex (nome químico: anastrozol), Aromasin (nome químico: exemestano) e Femara (nome químico: letrozol), que são chamados de inibidores da aromatase (IAs)

As terapias hormonais funcionam diminuindo os níveis de estrogênio ou bloqueando os efeitos do estrogênio no tecido mamário. Os pesquisadores não sabem exatamente por que as terapias hormonais causam queda de cabelo, mas ao diminuir os níveis de estrogênio, elas reduzem o crescimento dos folículos capilares.

Se você sentir queda de cabelo como efeito colateral da terapia hormonal, pode levar entre seis meses e dois anos antes de perceber. Muitas vezes, a queda de cabelo se estabilizará após o primeiro ano. Mas o afinamento durará enquanto você continuar tomando o remédio, que geralmente é de cinco a 10 anos. O cabelo geralmente começa a crescer alguns meses depois de parar de tomar a terapia hormonal.

Terapia-alvo e imunoterapia e queda de cabelo

Algumas terapias direcionadas usadas para tratar o câncer de mama podem causar alterações na textura e na cor do cabelo ou queda de cabelo que geralmente é leve. Esses incluem:

• Ibrance (nome químico: palbociclibe)
  • Kisqali (nome químico: ribociclibe)
  • Perjeta (nome químico: pertuzumab)
  • Piqray (nome químico: alpelisib)
  • Talzenna (nome químico: talazoparib)
  • Verzenio (nome químico: abemaciclib)

Se você tiver alguma queda de cabelo, é provável que comece logo após o início da terapia direcionada. Seu cabelo provavelmente não voltará a crescer até vários meses depois que você parar de tomar o medicamento. Tomar um inibidor de aromatase (Arimidex, Aromasin ou Femara) e certas terapias direcionadas ao mesmo tempo aumenta o risco de você desenvolver queda de cabelo.

A imunoterapia geralmente não causa queda de cabelo, mas a queda de cabelo ocorreu em uma pequena porcentagem das pessoas que tomam a imunoterapia Tecentriq (nome químico: atezolizumab).

Tratamento de radiação e queda de cabelo

A radioterapia usa um feixe de alta energia para danificar as células que crescem rapidamente em seu corpo. O objetivo é atingir as células cancerígenas, mas algumas células normais (incluindo as dos folículos capilares) também são danificadas.

A radiação só causa queda de cabelo na parte específica do corpo tratada. Se a radiação for usada para tratar a mama, não haverá queda de cabelo na cabeça. Mas pode haver queda de cabelo ao redor do mamilo, se você tiver cabelo lá.

A radiação para o cérebro, usada para tratar o câncer de mama que se espalhou (metástase) para o cérebro, pode causar queda de cabelo na cabeça. Dependendo da dose de radiação, seu cabelo pode ficar mais irregular quando voltar a crescer ou pode não voltar a crescer.

Concluindo

Por mais que seja sabido que muitos tratamentos oncológicos podem ocasionar ou pelo menos, acentuar a queda de cabelo no paciente com câncer, deve-se levar a sério os mesmos tratamentos e seguí-los rigorosamente, pois a sua vida, sua saúde e sua recuperação, são mais importantes do que questões estéticas.

A perda de cabelo durante o tratamento oncológico é um desafio significativo, mas não é um obstáculo insuperável.

A Clínica Follicles está comprometida em auxiliar os pacientes nessa jornada, oferecendo apoio emocional, expertise tricológica e terapias capilares avançadas.

Compreendemos que a luta contra o câncer é multifacetada e estamos aqui para tornar essa jornada um pouco mais suave e esperançosa.

Se você está enfrentando a queda de cabelo devido a tratamentos oncológicos, considere a Clínica Follicles como uma parceira confiável em sua jornada de recuperação. Afinal, sua saúde e sua autoconfiança importam.